Prefeitura de Fortaleza realiza ações educativas durante semana dedicada ao motociclista. Ocupantes de motocicletas ainda são os mais vulneráveis a acidentes de trânsito

Em alusão ao Dia Nacional do Motociclista, comemorado no dia 27 de julho, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Gerência de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), programou uma semana de ações educativas direcionadas aos condutores e passageiros de motocicletas que são os agentes mais vulneráveis a acidentes de trânsito. Dentre os 256 óbitos registrados no ano passado, 50% eram ocupantes de motos.

Nesta terça-feira (24/07), será realizada mais uma edição do programa “Motociclista Prudente: quem é consciente não se envolve em acidente”. A abordagem acontecerá a partir de 6h30 ao lado da Escola de Mobilidade Urbana, na Via Expressa com Rua Major Virgílio Borba. Na oportunidade, os condutores receberão informativos com dicas para prevenir colisão e consequentemente evitar lesões graves.

“O principal objetivo é alertar quanto ao uso do capacete de segurança, que quando afivelado corretamente, reduz em até 40% o número de mortes e em 70% a probabilidade de lesões graves. A utilização é indispensável para salvar vidas e diminuir a severidade do acidente”, explica Nertan Rocha, gerente de Educação do órgão.

Outra ação a ser desenvolvida durante a semana é palestra e treinamento com motociclistas que trabalham em empresas de ônibus no sentido de orientá-los a adotar um comportamento seguro e respeitar às normas de circulação, atentando para os equipamentos de uso obrigatório.

Redução de mortes

Fortaleza bateu recorde na redução das taxas de mortalidade no trânsito e pelo terceiro ano consecutivo apresentou queda no número de óbitos. No ano passado, foram registradas 256 mortes, representando o menor índice já contabilizado desde quando os dados passaram a ser sistematizados, em 2001. Com relação a 2016, houve uma redução de 9%.

No que se refere especificamente a motociclistas, houve uma redução de 13,5% no número de mortes, que caiu de 148 em 2016 para 128 em 2017. Entretanto, continuam sendo os mais vulneráveis, seguidos por pedestres, ciclistas e ocupantes de automóveis.

Confira a programação:

24/07 (terça-feira)
6h30 – Motociclista Prudente
Local: Via Expressa – ao lado da Escola de Mobilidade Urbana
14h – Palestra e treinamento
Local: Empresa Aliança (Rua Rio Tapajós, 70 – Vila Velha)

25/07 (quarta-feira)
9h – Palestra e treinamento
Local: Empresa Vitória (Caucaia)

26/07 (quinta-feira)
8h – Palestra e treinamento
Local: Viação Fortaleza (Br – 116, Km 06, 2069 – Cajazeiras)
14h30h – Palestra e treinamento (Motociclistas)
Local: Viação Fortaleza (Br-116, Km 06, 2069 – Cajazeiras)

27/07 (sexta-feira)
9h – Palestra e treinamento
Local: Sindiônibus (Av. Borges de Melo, 60 – Aerolândia)

 

Fonte: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-realiza-acoes-educativas-durante-semana-dedicada-ao-motociclista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *