Respeito, empatia e cooperação são elementos essenciais para a construção de uma cultura de paz no trânsito. Logo, a educação é veículo de tolerância e compreensão no meio urbano.
Em 20 de novembro de 1997, as Nações Unidas proclamaram o ano 2000 como o Ano Internacional da Cultura de Paz, marcando o início de uma mobilização mundial e de uma aliança global de movimentos existentes, para juntos transformarem os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas.
O Manifesto 2000 apresenta seis princípios norteadores de ações para uma convivência edificante, sustentabilidade ambiental e justa socialmente: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso; ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade.
O trânsito aparece nesse contexto como uma das principais causas de violência. O agravamento da violência no tráfego das vias públicas levou as Nações Unidas a proclamar a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020; propondo, mais uma vez, ações integradas para em um primeiro momento estabilizar o quadro atual e progressivamente reduzir os números da violência no trânsito.
No seu dia a dia, você é impactado pela violência no trânsito? Acredita que suas atitudes podem mudar e, por consequência, melhorar sua convivência com os demais? Se você deseja melhorar, a dica do SINDIMOTOS-CE é que comece fazendo o que há de mais simples: Ajude a preserva o meio ambiente; Não seja violento; Seja tolerante; Seja generoso; Seja solidário; seja paciente.