Nada pior do que um acidente para o motoboy. Dependendo da gravidade, são meses de reabilitação que deixam alguns sonhos na gaveta até a completa recuperação. Mas, o que muita gente ignora, é que alguns acidentes de moto podem ser evitados – ou drasticamente minimizados – com medidas simples. Equipamentos de segurança, atenção total no trânsito, algumas regras cumpridas e a segurança pode ser a ideal para evitar muitos tipos de acidentes.
Uma das dicas mais importantes é fazer uso de todas as sinalizações. Muitos motoristas ignoram completamente essas normas simples do trânsito e o resultado são acidentes de motos que podem ser muito graves. Então, a indicação é estar atento ao outro motorista, indicando-lhe todas as suas ações.
Dirigir para si e para o outro para evitar acidentes de motos
Para evitar desastres é importante aplicar a direção defensiva. Não adianta estar completamente certo no trânsito. É necessário que você dirija bem e ainda preste atenção nos movimentos dos outros motoristas. Pesquisas indicam que a grande maioria de casos graves de batidas, atropelamentos ou outros problemas de trânsito não ocorreriam se o motorista estivesse prestando maior atenção.
Apesar da multa pesada e do alto risco, muitos motoristas insistem em beber e dirigir. Acreditar que bebeu pouco ou que o seu organismo suporta bem o álcool é um dos piores enganos. A bebida alcoólica prejudica a coordenação e os reflexos. Além disso, o motoboy pode ter a carteira apreendida ou suspensa por até um ano. O mesmo vale para o uso de alguma medicação mais forte. Neste caso, recomenda-se perguntar ao médico se é possível dirigir sem perigo para você, para pedestres e outros motoristas.
Época de chuva é perigosa
Uma das épocas mais perigosas para ocorrer acidentes de motos é nos meses de chuva. Dependendo da velocidade ou de fatos como óleo na pista, a moto pode deslizar e o motoboy não conseguir controlar o veículo. O melhor, caso comece a chover, é parar a moto por pelo menos 10 minutos e deixar a água lavar o asfalto. Nessas condições, também faça curvas de maneira mais suave e diminua a sua velocidade para evitar paradas bruscas e acidentes.
Fonte: www.motonow.com.br/blog/acidentes-motos