O Sindicato é uma instituição formada por trabalhadores assalariados que tem o intuito de proteger seus direitos e alcançar seus objetivos comuns, tais como melhores salários, horas e condições de trabalho. O sindicato, através de sua liderança, pode negociar com a empresa ou empregador, em nome de todos os membros. Isso pode incluir a negociação de salários, regras de trabalho, reclamações, termos de contratação, demissão e promoção dos trabalhadores, benefícios, segurança do trabalho e políticas.
As relações de trabalhos, muitas vezes são desgastadas, e quando isso acontece, a única instituição capaz de ajudar e orientar na defesa dos direitos dos trabalhadores garantidos por lei é o sindicato ao qual o trabalhador pertence. O sindicato poderá orientá-lo como exigir o cumprimento dos seus direitos, além de oferecer todo o suporte jurídico para a resolução dos casos em justiça.
Os Sindicatos, através de convenções coletivas e de acordos coletivos garantem aos trabalhadores associados seus direitos, que as vezes, são superiores aos direitos já garantidos pela CLT. Os sindicais, têm ainda, condições de tentar a solução dos conflitos e problemas através de negociação, denúncias ao MPT – Ministério Público do Trabalho, denúncias à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, e quando necessário, entrar com processo de ação trabalhista na Justiça do Trabalho.
Os Sindicatos têm grande importância na vida dos trabalhadores, direitos e garantias são negociadas para a categoria. É fundamental que as categorias se organizem em seus sindicatos, fortalecendo suas bases para que tenham melhores condições de exigirem os seus direitos.
Associe-se e garanta junto ao seu sindicato e junto com sua categoria melhores condições de trabalho e negociações satisfatórias e o cumprimento das mesmas.
O DIEESE elaborou uma Nota Técnica mostrando a importância dos sindicatos para os trabalhadores.
Para ter acesso ao documento, Clique aqui.